terça-feira, 17 de agosto de 2010

Os Homens Preferem as Loiras ou Morenas?

De onde surgiu essa história de que os homens preferem as loiras? Não há nenhuma prova científica de que homens acham as mulheres loiras mais atraentes, mas pequisas apontam uma certa preferência para pessoas de cabelos mais claros desde o final da Era do Gelo, 11 mil anos atrás.

Um estudo do antropólogo canadense Peter Frost aponta que os homens da Era Glacial preferiam as mulheres loiras. Segundo o artigo publicado na revista científica Evolution and Human Behavior, ao final da Era Glacial, o norte da Europa sofria com a falta de homens, que morriam durante as caçadas. Na disputa por parceiros, as mulheres loiras se destacavam porque eram minoria e seus cabelhos brilhavam e refletiam a luz do sol, segundo o antropólogo. O artigo de Frost argumenta ainda que mulheres de cabelos claros demoravam mais para aparentar a idade, sendo assim associadas a ideais de juventude e fertilidade, fatores primordiais quando os homens escolhiam uma parceira para reprodução.





Mas foi na década de 50 que a ideia de que as loiras eram preferidas tomou força, após o lançamento do filme “Os homens preferem as loiras“, estrelado por Marilyn Monroe. Foi também na década de 50 que surgiu a boneca Barbie, transformada em modelo de beleza em todo o mundo ocidental. E ela era loira “original” desde o começo.

Diversas pesquisas foram feitas para analisar o comportamento masculino e determinar se havia realmente uma preferência por mulheres de cabelos claros. Uma pesquisa da Conventry University pediu a 120 homens para descreverem as características de uma mesma modelo, como inteligência e popularidade. A modelo teve a nota mais baixa no quesito inteligência quando usava a peruca loira, mas teve o maior voto de popularidade.

Em um estudo da City University, de Londres, 468 homens tiveram de falar o que achavam sobre uma mesma modelo, que teve o cabelo modificado digitalmente nas tonalidades loira, morena e ruiva. Um total de 53% dos homens falaram que a modelo com o cabelo loiro era mais atraente, mas também afirmaram que a loira era a “menos inteligente” e mais fácil de ser abordada em uma paquera. Ou seja, o resultado não foi tão positivo para as loiras.

Na mesma pesquisa, dois terços dos homens responderam que a modelo com cabelo preto parecia ser mais estável e competente. A modelo com o cabelo loiro foi descrita como carente e dependente por 40% dos homens. Ou seja, apesar de os homens dos dias de hoje ainda acharem que as loiras são mais atraentes, outros fatores também são levados em conta na hora da atração, dando uma vantagem para as morenas.

Nenhum comentário:

Mais Coisas Coisadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...