terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Compra de carros usados


Compra de carros usados: vejam algumas dicas importantes

Trocar de carro é uma decisão tão difícil quanto a compra do primeiro zero quilômetro. Primeiro porque são muitas as dúvidas se é ou não o melhor momento para deixar de lado o carro atual. Segundo porque existem fatores que contribuem para que a decisão não seja tão acertada quanto pensam os proprietários que querem um veículo novo na garagem

A hora ideal de trocar de carro é quando o veículo começa a dar mais despesas e a relação custo-benefício passa a ser desvantajosa para o proprietário. “Se o carro está bom, não há necessidade de trocar”. Porém, o cenário atual do mercado automobilístico influencia a troca muitas vezes desnecessária. “As mudanças de gerações, a forte concorrência, o fácil acesso ao crédito, tudo isso estimula”.

Se a necessidade não dita, na maioria das vezes, a troca, a inovação sai na frente. “Esse é o maior motivo”, avalia o diretor da Agência AutoInforme, Joel Silveira. “O consumidor troca só para ficar atualizado”, afirma. “As pessoas têm essa necessidade de trocar o carro devido ao status”. “E as alterações de modelo, o aparecimento de novas versões e gerações ajuda a estimular a troca”, afirma. Para Silveira, a questão da necessidade é secundária. “A novidade é o maior motivo, mesmo entre os carros populares. Essa questão da ne

cessidade é um motivo secundário”, acredita.

De dois em dois anos

A inovação, a segurança e principalmente o conforto são os principais motivos que levam à médica Sônia Bonadia a querer trocar seu Celta 1.0. “Meu carro já tem quatro anos e eu queria um mais seguro e com mais conforto”, afirma.

Como mora em Sorocaba, mas tem grande parte da família alocada na capital paulista, a médica teme ficar parada na estrada quando viaja. “Eu gosto de carro zero, porque não posso ficar na mão”, diz. Para Sônia, a troca do carro está acontecendo tardiamente, pois ela costumava trocar o carro de dois em dois anos, como fazem muitos brasileiros.

Essa frequência, na avaliação de Silveira, é comum, pois, com dois anos, o carro zero já sofreu a sua maior desvalorização. “Para quem está comprando, é um bom negócio, porque, depois de dois anos, o carro desvaloriza pouco”, afirma. Com a ampliação cada vez maior do acesso ao crédito para financiamento de veículo, essa troca bianual ficou ainda mais comum.

Para se ter uma ideia, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram vendidos mais de 2,251 milhões de automóveis de passeio em 2010 - um número recorde e um aumento de quase 7% frente aos emplacamentos de 2009. Com os estímulos fiscais concedidos pelo Governo à indústria automobilística em 2009 e com o crescimento acelerado do consumo, trocar ou comprar o primeiro zero quilômetro se transformou em prioridade par muitos brasileiros.

A troca de dois em dois anos parece vantajosa, mas a conta não é tão simples assim. Essa negociação tem um fator complicador para quem quer vender. “A venda do seminovo é muito difícil, porque compete com o novo, porque quem tem para comprar um seminovo pode comprar um novo”. Um veículo seminovo, de um a dois anos de uso, na avaliação do especialista, tem de desvalorizar muito para ser vendável. Mais um motivo para postergar a troca.

É recomendavel que a troca do veículo ocorra depois que ele completar 60 mil quilômetros rodados. “Porque, a partir daí, a manutenção começa a ficar muito cara. A partir dessa quilometragem, você pode começar a pensar na troca", avalia. "Mas essa questão também é muito subjetiva, porque carro para os brasileiros é razão e emoção. Tem de haver um equilíbrio entre essas duas coisas", diz.

Segue abaixo alguns detalhes importantes para se ver no momento de avaliar o usado na hora da compra:

- Leve um mecanico e um chapeador de confiança para ver o veiculo, para se ter certeza que o carro está com motor e caixa bons e também se ja não foi batido.

- Existe algo fácil de se notar se a quilometragem do veiculo nao foi alterada, é olhando o volante se nao tem desgaste ou então os pedais se estão ou não com as borrachas originais, e para sanar a dúvida ainda verificando no manual as revisões de acordo com a quilometragem.

Nenhum comentário:

Mais Coisas Coisadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...