terça-feira, 29 de novembro de 2011
sábado, 26 de novembro de 2011
Carros & Carros
A Volkswagen se uniu com a Agência de Correios da Alemanha (Deutsche Post AG) e a Universtity of Art at Braunschweig, para criar soluções de transporte para o futuro. E o resultado é esse das fotos, o Volkswagen eT!, com emissão zero de poluentes, o conceito teve o modo de condução inspirado no saudoso video game Atari 2600, a van elétrica pode ser operada usando um joystick do lado do passageiro.
Mas o que mais chama atenção, é a característica de ser operada de forma “semi automática”, ou seja, a van pode acompanhar o carteiro de casa em casa sem ninguém dentro dela, ou até mesmo ir encontrar com o entregador se ela tiver estacionada. De acordo com o Diretor de Desenvolvimento do Grupo Volkswagen Jurgen Leohold, é um “veículo comercial com muito apelo emocional”.
Rock
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Aspirado X Turbinado Qual a Diferença
Motor Turbo
O turbo aproveita os gases da saída do escapamento do motor para girar um eixo, que na sua outra extremidade possui uma hélice que comprimi o ar da atmosfera e manda para a entrada de ar do motor, dessa forma o carro não precisará mais aspirar o ar, ao acelerar o motor, a turbina gera pressão que entra nos cilindros deixando-os mais cheios de ar/combustível aumentando a explosão e conseqüentemente a potência do motor. O aumento da potência está diretamente relacionado com a pressão que a turbina irá gerar. Turbinar um carro é uma das formas mais baratas para conseguir extrair grandes potências de motores originais, é relativamente fácil dobrar a potência de um motor instalando um kit turbo.
Vídeo de um carro Turbo de competição (Hotcampinas.com)
Motor Aspirado
Todo carro que não é sobre alimentado por turbinas ou compressores mecânicos é naturalmente aspirado, ou seja, o próprio motor tem o trabalho de puxar para os cilindros a mistura ar/combustível. Para aumentar a potência desses motores o método mais comum é aumentar a cilindrada, mesmo assim o trabalho raramente passa de 30% e não pode ser feito em todos os motores, só com isso o investimento já pode passar do necessário para turbinar o carro, portanto os aumentos significativos de potência em carros aspirados ficam limitados apenas para competidores devido o seu custo x benefício. Uma das poucas modificações viáveis em carros aspirados é a troca de comando, sistema de escape maior e filtro de ar esportivo, sendo que a combinação dos três daria um ganho de menos de 15% na maioria dos motores, isto se o comando não for muito bravo, pois se for o carro pode ganhas mais potência, mas ficaria com a marcha lenta irregular, gastaria mais combustível e ficaria sem torque em baixa rotação.
Vídeo de um carro Aspirado de competição (Hotcampinas.com)
Bebidas Fortes
Fabricada pela empresa Luxco nos Estados Unidos, essa spirit, como é chamada a “PINGA” feita de cereais e sem gosto algum tem graduação alcoólica entre 75,5% e 95%. Só para você ter uma idéia, uma boa cachaça brasileira tem em torno de 44%. Proibida em quase todo os EUA, a versão mais potente pode ser adquirida na província de Alberta no Canadá onde uma garrafa de 750ml sai por pouco mais de U$20, e é especialmente usada como complemento para drinques, na feitura de alguns pratos na culinária e até mesmo para acender fogueiras.
2. Vodka Devil Spring’s
Uma vodka diferente das tradicionais vodkas russas, com graduações alcoólicas variando entre 38° e 50°, esta marca americana tem teor de 80° de álcool em sua composição. Por isso, muitas vezes ela é diluída em água para retornar a um nível mais palatável. Encontrada apenas nos EUA.
3. Bacardi 151
Esse rum de 75° de graduação é muito usado na preparação de drinques. É considerado um dos runs mais forte do mundo. O Rum é uma bebida tipicamente cubana e é fabricada através da destilação do melaço da cana. Fácil de encontrar em países onde a venda dessa graduação alcoólica é liberada.
4. Absinto
Bebida destilada da erva Artemisia absinthium ou Losna, como é comumente conhecida no Brasil é proibida nos Estados Unidos desde 1913 e em muitos outros países (sua venda é terminantemente proibida em terras brasileiras – somente a versão ordinaire com graduação em torno de 45% é liberada) , tem origem francesa e graduação alcoólica na casa dos 72°, a quantidade real varia de acordo com a marca. Tornou-se famosa por suas propriedades psicoativas, ganhando o apelido Fada Verde. Acreditavam que era uma bebida alucinógena, o que não é verdade.
5. Tequila Sierra Silver
Tem quase a mesma graduação alcoólica do Bacardi 151, na casa dos 74º a Tequila Sierra Silver é originária do Méxicoinclusive com um sombrero na boca da garrafa., feita através da destilação do sumo de uma planta da América Central, o Agave tequilana (também chamado agave azul ou agave azul de Weber). Uma garrafa de Sierra Silver pode ser encontrada em casas especializadas.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
O que é Cerveja Pilsen?
Mas afinal: O que é Cerveja Pilsen?
Bem amigos do Cerveja na Guela, eis que ouço muito isso e pra muitos que perguntam poucos sabem responder. Estou dizendo é claro de todos nós que bebemos muita cerveja nacional de grandes cervejarias e em seu rótulo vem escrito: Cerveja Pilsen. Mas afinal, você sabe o que é Cerveja Pilsen?
Pode parecer uma pergunta besta, mas ficaríamos impressionados com a quantidade de pessoas que não sabem o que exatamente significa esse termo. Além do que conhecimento não é demais e devemos passá-lo adiante, só assim teremos uma cultura engrandecida e poderemos nos tornar mais críticos e exigentes com nossos produtos favoritos.
Bem, como vimos anteriormente, existem basicamente 3 tipos de cerveja. As Lagers que são cervejas que usam levedura(fermento) de baixa fermentação (as leveduras ficam no fundo do fermentador e necessitam uma temperatura de mais ou menos 7-12°C para fermentar), as Ales que são cervejas que usam levedura de alta fermentação (as leveduras ficam em cima nos tanques de fermentação e necessitam de mais ou menos 15-24°C).
Antigamente produzia-se apenas cervejas Ales e quase sempre escuras. Apenas em 1835, foi descoberto um novo tipo de fermento, o lager, que se desenvolve no fundo dos tanques de fermentação. Por este motivo, este tipo de fermentação passou a ser denominado botton fermentation, ou "baixa fermentação", em oposição às tradicionais cervejas de "alta fermentação" (top fermentation).
Aí em 1842, criou-se, na cidade de Pilsen, na atual República Tcheca, uma cerveja lager mais clara, que veio a ser denominada cerveja "Pilsen", ou "Pilsener". O nome pilsen é derivado de Pilsen, nome alemão da atual cidade de Plzeň. O mestre cervejeiro alemão Josef Groll foi convidado a trabalhar numa cervejaria recém inaugurada na cidade de Pilsen, região da Boêmia, atual República Tcheca, no ano de 1838. Em 1842, ao fabricar uma cerveja de baixa fermentação, obteve como resultado uma cerveja extremamente límpida e cristalina para os padrões da época. A cor dourada chamava muito a atenção, e aliada aos sabores e aromas notáveis de malte e lúpulo, a nova cerveja se tornou popular muito rapidamente. O aspecto belíssimo da cerveja, que remetia a ouro líquido, pôde ser apreciado plenamente nos copos de cristal transparente difundidos na mesma época na região. Essa conjunção de fatores contribuiu para o sucesso imediato do novo estilo de cerveja, batizado com o nome da cidade. Dessa maneira estava criado o estilo Bohemian Pilsener, onde o "er" no final da palavra signifida "de" (Pilsener = De Pilsen, da cidade de Pilsen).
Uma verdadeira representante do estilo Pilsen
Pilsen é o estilo de cerveja mais consumido no mundo. A facilidade de ser encontrada, o aquecimento global, a matéria prima para ser fabricada e a aceitação mundial contribuem fortemente para que ela seja a mais amada de todas. A cerveja Pilsen é uma cerveja bem dourada, com notáveis aromas de lúpulo e um sabor bem mais acentuado de malte que as nossas cervejarias nos vendem aqui como Pilsen.
O que bebemos na maioria das vezes aqui é na verdade um outro estilo, bem parecido com o Pilsen, onde se assemelham mais ou menos a cor, a fermentação, os ingredientes básicos, mas a quantidade deles é bem menor e com isso temos o estilo Standart American Lager. Paralelo à esse estilo temos o Premium American Lager e o Lite American Lager.
Eis um gráfico que explica mais ou menos a diferença entra uma cerveja do estilo Pilsen e uma Cerveja Popular de grande cervejaria que é o que se bebe como Pilsen:
Esse adjunto ali descrito é na verdade Milho, Arroz, ambos os dois, etc. Adicionando esses adjuntos é possível ter uma estabilização de alguns fatores, mas o sabor acaba sendo realmente bem mais fraco, ácido, e necessita-se de grandes quantidades de estabilizantes, conservantes, etc-antes para manter a cerveja. Sem contar é claro a quantidade de lúpulo significativamente menor. Quando você lê no rótulo da sua cerveja [Ingredientes: Água, Malte, Cereais não maltados, Lúpulo e levedura], Esses cereais não maltados são milho e arroz.
Não que as nossas cervejas não prestem, longe disso. Aliás elas tem um papel importantíssimo. Graças as grandes cervejarias temos a chance de experimentar o novo e decidir se gostamos ou não. Sem contar o custo de produção acarreta num custo de venda relativamente acessível a todos nós. E também que num dia extremamente quente, você sentado no na calçada do buteco debaixo de sol quase uma excelente pedida é uma cerveja refrescante. E isso nós não podemos negar que temos de monte. Claro também a condição social do nosso país onde nada mais justo que boas cervejas fossem vendidas à um preço acessível a todos.
Bisavó de 92 Anos Foi Impedida de Comprar ...
Diane Taylor tem 92 anos de idade, alguns bisnetos e uma rotina ativa em Londres. Em tanto tempo de vida, poderíamos dizer que a senhorinha já viu de tudo, mas foi surpreendida no bairro de Harlow, quando tentava comprar uma garrafa de uísque: a atendente da loja solicitou que ela mostrasse os documentos para provar que era maior de idade.
Dona Diane explicou que estava sem o documento de identificação, mas tirou tudo o que tinha na bolsa para comprovar que era já passara dos 18 anos há algum tempo. Nem o passe de ônibus, nem a carteirinha do convênio médico e nem um marcapasso foram aceitos como comprovante de maioridade, e a garrafa de uísque infelizmente não foi liberada