quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Carros & Carros N°45
O lowrider, famoso lowrider... quem já viu os clipes do Snoop Dogg ou já jogou GTA: San Andreas sabe do que eu estou falando, do hoje badalado estilo lowrider, mas afinal de contas, o que diabo é o lowrider???
O lowrider é um estilo criado pelos imigrantes Mexicanos nos EUA, isso lá na década de 40, quando os Mexicanos, geralmente quebrados, só podiam comprar os Chevys, que eram bem mais baratos que os Ford Hot Rod dos garotos Americanos. Para poder impressionar as "chicas", os Mexicanos enchiam seus Chevys com sacos de areia, deixando-os socados no chão, daí a expressão lowrider (low rider = rodando baixo).
Naturalmente, mudou um pouco o cenário do lowrider da década de 40 pra cá.
Se antigamente usavam-se sacos de areia para derrubar a caranga no chão, hoje se usa a louca (e animal!!) suspensão hidráulica, por exemplo, e também os adeptos do movimentos não são apenas os imigrantes de vindos "baixo" dos EUA, aliás, muito pelo contrário, hoje os principais adeptos são celebridades como rappers (Snoop Dogg, 50 Cent), jogadores de futebol americano e basquete também curtem deslizar nos seus Chevys..
O que caracteriza um lowrider??
Chevy antigo rodando praticamente no chão, basicamente. Há outros fatores também, em lowriders ou a pintura é normal ou completamente despirocada, dificilmente há meio-termo, as rodas normalmente são grandes e cromadas, dando-se preferência ás rodas raiadas, características, um bom sistema de som também faz a diferença nesses casos, ainda mais em um carro que normalmente os rappers e jogadores usam, e, por último, a indispensável suspensão hidráulica, que além de socar o carro no chão ainda dá aqueles pulos malucos e wheelies típicos do lowrider...
Quais são os carros do lowrider
Tecnicamente, não existem carros certo para lowrider, mas tradicionalmente usa-se o Chevy Impala (80% dos casos), o Bel-Air, a El Camino ou o Cadillac Eldorado (única exceção em meio aos Chevys)...
Quem são os adeptos??
Procura ali em cima...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário