sábado, 8 de maio de 2010

In Memorian

Augustus Pablo [1953 - 1999] ≈ Horace Swaby nasceu em 21 de junho de 1953 em St. Andrew, Jamaica, mas logo se mudou para Kingston. Desde o início o seu instrumento foi à melódica (recentemente o jornal New York Times o apontou como o maior tocador de melodica do mundo).

Um mal raro e incurável, a miastenia gravis, afetou o seu sistema nervoso a ponto dele não conseguir mais reconhecer as pessoas, vindo a falecer no dia 18 de maio de 1999.

Bob Marley [1945 - 1981] ≈ No dia 6 de fevereiro de 1945 na povoação rural Nine Miles (Norte da Jamaica), nascia Robert Nesta Marley, ou simplesmente Bob Marley, aquele que mais contribuiu para difusão do reggae pelo mundo.

A morte de Bob em 11 de maio de 1981 (aos 36 anos de idade), devido a um câncer de pele que se desenvolvel debaixo da unha, não foi suficiente para calar os ideais desse mito. Sua música e suas idéias continuam vivas e são eternizadas de geração em geração.

Carlton "Carly" Barrett [1951 - 1987] ≈ Não é difícil provar que os membros da banda The Wailers tiveram um grande impacto no som de Bob. Carlton Barret, o baterista que o acompanhou por muitos anos e inventou a levada one-drop, nasceu em Kingston, na Jamaica, em 1951. Sua primeira bateria foram algumas latas vazias de tinta e um prato velho que ele encontrou pela rua. Mesmo com esses instrumentos toscos, Carly começou a desenvolver, com seu irmão Aston, uma conexão musical muito profunda, que definiria o som do reggae no futuro.

Barret era conhecido por ser um homem introspectivo, que não gostava de aparecer. Sua morte trágica, em 17 de abril de 1987, foi uma grande perda para a comunidade da música. De qualquer forma, sua forte influência na bateria e na música reggae continua até hoje.

Dennis Brown [1957 - 1999] ≈ Nascido na capital da ilha caribenha em 1º de fevereiro de 1957, Dennis Emanuel Brown pertencia à segunda geração do gênero, que começou a cantar quando o ska já não estava mais presente no cenário musical e um novo estilo tomava conta das paradas: o reggae.

A segunda vez em que ele veio aqui no Brasil, já está marcada na história do reggae de uma forma que nenhum de nós desejaria: sua apresentação em São Paulo, a única da atribulada tentativa de turnê que aconteceu em maio/junho, foi a última de sua longa carreira, de mais de 30 anos. Uma pneumonia que não foi devidamente tratada acabou por tirar a vida do príncipe do reggae no dia 1º de julho de 1999, às 6:50 da manhã, em um hospital de Kingston.

Jacob Miller [1957 - 1980] ≈ Nasceu em 1957, gravou seu primeiro disco pela Coxsone Dodd, intitulado "Love Is A Message" (aka ’Let Me Love You’) em 1968, com apenas 13 anos. As batidas do Roots Rock Reggae, combinadas com o explosivo estágio de Miller, fizeram o Inner Circle despontar como banda TOP no final dos anos 70 na Jamaica. Miller era um homem exuberante, possuído por características peculiares diante dos demais cantores de reggae, e no Inner Circle conseguiu fixar hits inabaláveis na história do Reggae.

Miller morreu em 1980, pouco depois de ter visitado o Brasil ao lado de Bob Marley. Ele tentava dirigir e chupar cana ao mesmo tempo (sério!) quando o carro que dirigia bateu num poste e o vocalista quebrou o pescoço. Depois da morte de Miller, o Inner Circle nunca mais foi o mesmo.

Peter Tosh [1944 - 1987] ≈ Nasceu em Grange Hill, no lado oeste da Jamaica, em 19 de outubro de 1944. Embora tenha se tornado conhecido pela pureza de sua voz de barítono, ele também era mestre nas notas mais altas.

Era 11 de setembro de 1987. Maskaram, Ano Novo para os Etíopes Ortodoxos Peter Tosh foi atingido com duas balas em sua cabeça por um homem que ele tinha conhecido há muito tempo atrás.

Stanley Beckford (Starlights) [ 2007 ] - O cantor Jamaicano Stanley Beckford, grande difusor do reggae na sua mistura caribenha com mento faleceu dia 31 de março de 2007, em sua casa na Jamaica. Stanley ficou muito conhecido no Brasil, principalmente nos estados da Bahia e Maranhão, onde fez dezenas de shows, tendo inclusive gravado um CD "Ao Vivo". O artista tinha 65 anos e era muito conhecido pela sua irreverência no palco.

Lucky Dube [ 2007 ]- Nascido na província de Mpumalanga (norte), entrou no mundo da música em meados da década de 80, e durante os mais de 20 anos de carreira conseguiu se consolidar como um dos grandes nomes do reggae internacional. O último dos 21 álbuns publicados pelo artista, todos eles com canções dedicadas às problemáticas sociais e comprometidas politicamente, foi lançado em 2006, com o nome "Respect".

Foi assassinado em Joanesburgo, capital da Africa do Sul, durante uma tentativa de assalto segundo fontes policiais. O crime ocorreu por volta das 20h (16h em Brasília), no bairro de Rosettenville, ao sul de Joanesburgo, uma cidade com um dos índices de crimes mais elevados do mundo. O cantor, de 43 anos, tinha acabado de deixar seu filho na casa de um parente quando os criminosos abriram a porta de seu Chrysler e atiraram contra ele. Ferido, Lucky tentou fugir, mas seu veículo se chocou com outro carro, e ele morreu diante de seu filho.

Ricky Husbands [ 2008 ] - Ricky Husbands, guianense, de família jamaicana e que criou raízes por muito tempo em Salvador/BA, onde sempre lutou pelo movimento local, apoiando muitas pessoas, inclusive a que vos escreve. Ele foi vítima de um ataque cardíaco, causa essa que levou muitos outros nomes lendários do ritmo de jah. Ricky foi dono de um timbre de voz incomparável, grandes idéias, altíssima vibração sempre, dentre muitas outras qualidades que representam verdadeiras dádivas de Deus.

Nenhum comentário:

Mais Coisas Coisadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...