quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Por que os orientais têm os olhos puxados?


Os olhos "puxados" dos Orientais foi o resultado de uma adaptação evolutiva. Na verdade os olhos dos orientais, não são “puxados” e sim a pálpebra é mais lisa, e não curva como nos olhos ocidentais.
A chamada fenda palpebral é menor por uma questão prática. Esse traço foi uma vantagem para os habitantes de regiões frias, já que sua função é parecida com a dos óculos usados pelos esquiadores, que possuem um visor em forma de fenda para reduzir a luminosidade refletida pela neve. Os orientais surgiram em uma área gelada no norte da Ásia no final da última era glacial, há cerca de 10 mil anos. De fato, como o mar branco das regiões frias rebate até 85% da luz solar que chega à superfície, quem mora nesses lugares pode ter problemas de vista a longo prazo. "A radiação ultravioleta refletida pela neve pode causar cegueira momentânea, além de catarata e lesões de retina. Isso explicaria a predominância daqueles que têm olhos puxados na seleção natural", diz o oftalmologista Élcio Sato.
Os Orientais são mais adequados para proteção contra o frio rigoroso do que qualquer outra raça e é ledo engano pensarem que eles não enxergam bem, por causa dos olhos serrados, pois é exatamente por estas adaptações, que os fazem terem uma previlegiada visão!!!

Nenhum comentário:

Mais Coisas Coisadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...