domingo, 19 de dezembro de 2010

F1 - FIA anuncia Regulamento para a Temporada 2011



A FIA anunciou as mudanças de regulamento esportivo da Fórmula 1 para a Temporada 2011 da categoria.

Uma delas será o retorno da regra dos 107%.

A regra em questão é a seguinte: Para 2011, qualquer piloto que a melhor volta exceder o 107% do mais rápido no Q1 não terá permissão de participar da corrida, salvo em casos excepcionais, onde os comissários de prova podem permitir o carro de começar a corrida e caso haja mais de um piloto nesta situação, o grid será definido pelos comissários.

Outra mudança é com relação a velocidade dos carros durante os treinos. Para evitar que pilotos façam voltas muito lentas, um tempo máximo deverá ser instituído em cada corrida.

"Qualquer carro que esteja lento demais ou que seja perigoso aos demais pilotos será reportado aos comissários. O tempo-limite de permanência será determinado pelo diretor da corrida em cada evento, antes do primeiro dia de treino, mas pode ser alterado, se necessário.", afirmou o comunicado da FIA.

Outra mudança de regulamento é com relação ao recém criado duto frontal, utilizados por algumas equipes nesta temporada. Para 2011, a recente criação já não será utilizada. Por questões de segurança, a FIA resolveu proibir o uso do item.

"Qualquer sistema, equipamento ou procedimento que necessite de movimento do piloto como meio para alterar características aerodinâmicas do carro está proibido a partir de 2011".

O Aerofólio traseiro passará a ser móvel. Esta é uma medida adotada pela FIA, para tentar aumentar as ultrapassagens e dar mais emoção as corridas. Com a asa traseira móvel , a asa dianteira passará a ser fixa(hoje é permitido ao piloto ajustar a asa dianteira durante as corridas).

"O competidor poderá acionar as mudanças quando foi notificado por meio de sistema eletrônico. E só será permitido se o piloto estiver a menos de um segundo de outro carro, em qualquer das posições pré-determinadas em torno de cada circuito. O sistema será desativado na primeira vez em que o piloto usar os freios após o sistema ter sido ativado."

Em casos específicos de segurança, como a entrada do safety car, o diretor de prova estará autorizado a fechar o pitlane. As regras de pneu, com cada competidor tendo que usar os dois compostos de pista seca dentro da corrida, foi mantida. Caso a prova seja suspensa e não tiver condições para ser reiniciada, o piloto que não trocar o pneu terá 30 segundos de punição no tempo total. Caso o competidor complete a prova sem usar os dois tipos de pneus, ele será excluído.

O câmbio terá que ser utilizado agora em cinco corridas em 2011. A regra para 2010 obrigava a utilização somente em 4 corridas.

Em 2012, foi oficializado o uso do biocombustível na categoria e a comunicação das equipes via rádio estará disponível para as transmissões.

Para 2013, ficou estabelecido que os novos propulsores terao injeção direta com quatro cilindros em 1,6 L, substituindo as atuais unidades V8 de 2,4 L. Com o sistema de recuperação de energia, os motores terão uma redução de 35% de consumo de combustível, com cada piloto podendo utilizar, em 2013, cinco unidades por ano. A partir de 2014, o limite cai para quatro motores por temporada.

Outra mudança se refere ao jogo de equipe. A FIA optou em retirar o artigo que previa punição para tal conduta por parte das equipes. A entidade, contudo, deixa claro que ainda existirá uma regra que permitirá a punição de equipes caso elas provoquem uma quebra no conceito do esporte. "As equipes serão lembradas de que qualquer atitude que desrespeite o esporte será tratada com o artigo 151c do Código Esportivo Internacional e com qualquer outra medida relevante.

Uma novidade para as próximas temporadas é com relação a gravação das conversas entre pilotos e equipes. A Partir da Temporada de 2012 todas as conversas de rádio entre as equipes e seus pilotos serão disponibilizadas aos veículos de comunicação.

Outra medida anunciada pela FIA é uma espécie de toque de recolher para os mecânicos e engenheiros das equipes. Eles passarão a ter um intervalo obrigatório de 6 horas entre os dias nos GP´s.Contudo, cada equipe terá quatro exceções individuais durante uma temporada, tendo em vista, por exemplo, a necessidade algum conserto do carro devido a uma escapada durante os treinos.

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