domingo, 19 de dezembro de 2010

Molho Pesto


O Molho Pesto, sem dúvida nenhuma é um grande curinga na cozinha de quem realmente gosta de sabores frescos e muito intensos. Prefeito para acompanhar, saladas, massas, carnes, e mesmo pra quem não quer fazer aquele prato sofisticado, fica perfeito por sobre uma torrada de pão italiano e um fio de azeite, ou seja, o acompanhamento perfeito!
Já é possível hoje encontrar o molho pesto em várias configurações nos mercados, mas nada como aprender a fazer em casa, sem conservantes. De qualquer maneira, o Pesto é perfeito acompanhando uma massa caseira, basta colocar umas duas colheres do molho em uma panela com manteiga e besuntar a massa nele, pronto! Um jantar digno de realeza!

RECEITA:
500 gramas de manjericão;
100 gramas de nozes torradas; (levemente torradas na frigideira mesmo)
150 gramas de queijo parmesão;
4 dentes de alho;
1 litro de Azeite; (por azeite quero dizer aquele que vem das azeitonas saca?)
Sal; (à gosto)
pimenta do reino; (à gosto)
MODO DE PREPARO:

Pique as nozes torradas e reserve. Coloque em um liquidificador o alho, o sal e um pouco de azeite e misture até que o alho se dissolva completamente. Acrescente à mistura o manjericão e o queijo ralado. Tempere com um pouco de pimenta do reino, triture, acrescente as nozes e o restante do azeite. Processe a mistura até que se torne uma massa homogênea. Neste momento é importante provar e se preciso for, corrija o sal e a pimenta ao seu gosto. Coloque a mistura em um recipiente de vidro limpo com tampa e complete com azeite para que não haja espaço restante para o ar. Feche bem e guarde na geladeira durante duas semanas ou mais.


Dica: Se fizer uma carne assada de forno, ou mesmo um churrasco, experimente colocar um pouco do Pesto fresco por sobre a carne, ele vai ressaltar o sabor da carne incrivelmente. Outra boa opção é em sanduíches, o Pesto combina perfeitamente com embutidos, como salame e a mortadela.

Nenhum comentário:

Mais Coisas Coisadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...