segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

POR QUE A ÁGUA DO MAR É SALGADA?

Para responder a essa pergunta, devemos nos lembrar de duas características importantes que envolvem a química!

1º-A água é conhecida por todos como sendo o solvente universal, ou seja, com maior ou menor capacidade de dissolução ela sempre irá atuar como solvente de determinado material, mesmo que não percebamos a olho nu!

2º-Os sais são compostos inorgânicos iônicos e, desta maneira acabam por ter uma elevada solubilidade em água, que por ser polar acaba dissociando os sais em seus respectivos cátions e ânions.

Bem, após apresentarmos estas duas características, já podemos perceber que os oceanos e mares “salgados” são desta maneira devido em grande parte à erosão e “lavagem” que a água proveniente das chuvas e rios faz na crosta terrestre.

Em menor escala, os ventos levam os gases e partículas lançados na atmosfera até os oceanos e mares, dissolvendo-os e levando para o mar enorme quantidades de sais dissolvidos.

O resultado disso? O nosso imenso mar salgado!

A salinidade dos mares e oceanos varia conforme temos o aparecimento de variáveis como chuvas, ventos, rios de água doce em maior ou menor quantidade se misturando com as águas salgadas do mar. Também influenciam correntes de convecção que misturam as diferentes concentrações de sais, congelamento da água doce nas geleiras e outros fatores naturais, que fazem com que um mesmo oceano possa ter águas mais ou menos salgadas.

Se diferenciarmos a água salgada dos mares e oceanos da água doce dos rios e lagos perceberemos que a diferença não está apenas na quantidade de sais dissolvidos, mas também nas espécies de sais que existem em cada ambiente.

Para termos uma idéia, na água do mar o Cloreto de Sódio que dá aquele gosto salgado participa com aproximadamente 85% dos sais existentes e em menor quantidade temos gases dissolvidos e os sais de cálcio, magnésio e bicarbonatos.

Quando evaporamos aproximadamente 28 litros de água salgada do mar teremos cerca de 1 quilo de sais, no entanto se evaporarmos o mesmo volume de água doce teremos apenas 4,5 gramas de sais, ou seja, na água do mar é cerca de 220 vezes mais salgada que a água dos rios e lagos.

Alguns centros acadêmicos no mundo todo já tentaram calcular a quantidade de sal existente nos mares do nosso planeta e estimam em cerca de 50 quadrilhões de toneladas de sais dissolvidos.

Fonte: IG Educa

Nenhum comentário:

Mais Coisas Coisadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...