terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dicas para adestrar seu cão em casa


Você não sabe mais o que fazer para educar seu animal de estimação? Ele suja toda a casa e faz de tudo para chamar sua atenção? Veja as dicas dos adestradores Felipe Campello e Stéfano Squerline e aprenda pequenos truques para ensinar seu cachorro a se comportar.

Quando é o momento certo?
Filhotes aprendem com mais facilidade, pois não têm vícios. Porém, isso não significa que cachorros adultos não podem entender novos truques. Alguns têm dificuldades, mas eles tendem a obedecer a seus donos.

Separe os ambientes
É importante que o bicho saiba quais os espaços que ele tem para se movimentar dentro de casa. Separe a residência em quatro ambientes: local para dormir, comer, brincar e fazer as necessidades. Com ambientes definidos, ele se acostuma e aprende com mais facilidade.

Repetição é fundamental
Para entender que determinada palavra é um comando, o cão precisa ouvi-la, no mínimo, 30 vezes. Após uma série de repetições, teste seu bichinho: dê o comando, espere e, se ele obedecer, descarte a guloseima e retribua com carinho.

Necessidades fora de casa
Alguns minutos depois da refeição, o cão fica ansioso e inquieto. Leve-o para a rua e aguarde. Com o tempo, ele irá se acostumar a fazer as necessidades em algum canteiro perto de casa. Se ele já faz no jornal, basta levar o pedaço de papel para perto da porta até que ele passe para o lado de fora.

Jardim em pé de guerra
A maioria dos cães adora cavar a terra. Tente passar mais tempo com ele e diverti-lo com algum brinquedo. Além disso, há adestradores que indicam que se enterre o cocô do próprio animal no lugar em que ele cavou. Com essa tática, eles costumam se afastar.

Nada de comer móveis!
Filhotes trocam os dentes e costumam mastigar tudo que encontram pela frente. Dê objetos específicos para o seu cão morder, como brinquedos para cães. Caso ele estrague algum móvel, é recomendável colocar molho de pimenta no local. Os bichos tendem a relacionar determinados cheiros a coisas negativas e não se aproximam novamente.

Cuidado com o portão aberto
Caso seu cão tente fugir pelo portão, demonstre seu descontentamento com palavras curtas e expressão séria. Se o animal entender que o pátio é divertido, ele nunca tentará sair sozinho para a rua. Se ele fugir, não grite. Abaixe-se e o chame com uma voz doce. Quando ele retornar, não repreenda-o.

Passeio correto
Durante o passeio, mostre que ele precisa ficar do lado de quem está guiando. O segredo de uma caminhada calma é a utilização da guia correta: peiteiras não são aconselháveis, pois o peito é o local onde o bicho tem mais força

Nenhum comentário:

Mais Coisas Coisadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...