Para se fazer um bom churrasco é muito importante controlar a temperatura da sua churrasqueira, porém, muitas pessoas não sabem como fazer. Pensando nisso estamos postando algumas dicas para obter o resultado esperado:
Dica 1
Se sua churrasqueira está muito quente, você pode espalhar a brasa sobre sua base para diminuir o calor;
Se ela estiver esfriando você pode amontoá-las para aumentar o calor e se o carvão for se consumindo muito rapidamente, basta acrescentar algumas pedras de carvão a mais à medida que o fogo enfraquece. Por isto, o bom churrasqueiro mantém sempre um saco de carvão extra por perto. Para colocar mais carvão, afaste um pouco a carne e coloque o carvão ao lado do braseiro, arrastando-o lentamente para perto das brasas, cuidando para não levantar fuligem.
Vale lembrar que junto às paredes da churrasqueira o calor é maior do que na parte central, portanto não deixe a carne ‘esquecida’ em um canto da churrasqueira, pois, ela continuará a assar (e perderá o suco).
Dica 2
Jogar água na churrasqueira nem pensar… Um churrasqueiro jamais joga água diretamente na brasa. Isso faz com que a churrasqueira perca seu calor, comprometendo o ponto da carne e quando se joga água uma fuligem branca se desprende do braseiro grudando na carne.
Uma alternativa é usar as cinzas do churrasco anterior para cessar o fogo. Como? É simples: ao terminar o churrasco, guarde as cinzas. No novo churrasco, jogue-as sobre as labaredas. Dessa forma, o fogo é extinto sem prejudicar o calor.
Dica 3
Caso ache a alternativa anterior trabalhosa, corte ao meio algumas latinhas de alumino e coloque as mesmas nos cantos da churrasqueira com água, a ela irá evaporar com o calor e cairá sobre o fogo mantendo sempre a brasa (age como a formação de uma chuva). Coloque latinhas de acordo com tamanho da churrasqueira e fique sempre de olho se a água não evaporou toda.
Não permita que seus convidados joguem guardanapos ou qualquer outro objeto para queimar na churrasqueira. Estes podem liberar fumaça que alterará o sabor da carne.
Nenhum comentário:
Postar um comentário