Existem diferentes causas que originam problemas na embreagem, devido particularmente a um uso inadequado do motorista. Veja quais os pontos de maior incidência, assim como algumas dicas que ajudarão a melhorar a utilização e a vida útil da embreagem.
Evite sempre acionar e desacionar bruscamente a embreagem para aumentar o torque ou alterar a rotação do motor quando se encontrar em uma velocidade compatível.
Utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha. Quando o motorista descansa o pé sobre o pedal, isto provoca um aquecimento excessivo do sistema e um desgaste prematuro dos componentes.
Não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas.
Nunca segure o veículo numa rampa utilizando a embreagem como freio. Este hábito causa um desgaste excessivo do disco. Nestas situações utilize sempre o freio do veículo.
Nunca saia com o veículo em segunda marcha.
Evite sempre ultrapassar a capacidade de carga especificada pelo fabricante do veículo, porque afetará o funcionamento da embreagem e diminuirá a vida útil da mesma.
Evite reduções bruscas de velocidade, freiando ou desacelerando subitamente o motor.
Testando a embreagem
Teste 1: Dificuldade no engate
Puxe o freio de mão. Em marcha lenta, pise na embreagem e espere 4 segundos. Engate a marcha ré, que deve entrar sem dificuldades. Sem tirar o pé da embreagem, movimente a alavanca de câmbio para as outras marchas. Agindo desta forma, os engates deverão ocorrer sem ruído ou dificuldade.
Teste 2: Patinação
Puxe o freio de mão. Engate a terceira marcha. Mantenha o motor na rotação de torque máximo. Retire o pé da embreagem rapidamente e acelere ao mesmo tempo. Se a embreagem estiver boa, o motor deve morrer imediatamente. Se não for este o caso, ocorrendo um tempo prolongado de patinação ou mesmo aumento da rotação do motor, há um claro sinal de problemas na embreagem. Importante: devido ao superaquecimento, não repita esta operação mais de duas vezes seguidas.
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