sábado, 26 de fevereiro de 2011

Você realmente conhece os Rastafáris ?


"Todos nós conhecemos os Rastafáris...São aqueles caras com os cabelos cheios de "dreads" que ficam fumando "erva" o dia inteiro..."

Esta é uma frase muito comum, ouvida normalmente por aí quando o assunto são os adeptos do rastafarianismo. Porém, o Movimento Rastafári tem muito mais história do que você pode imaginar

Os Rastafáris fazem parte de um movimento religioso que teve origem na Jamaica em meados da década de 20, entre os camponeses e trabalhadores negros, que eram altamente explorados e maltratados na época, abrindo caminho fácil para um apego religioso e idéias messiânicas.


Ela foi baseada na interpretação de uma profecia bíblica onde o Imperador Etíope Hailê Selassiê, tendo o status de único líder de uma nação africana que nunca foi dominada, teria sido nomeado Reis dos Reis, Senhor dos Senhores e o Leão de Judah pela Igreja Ortodoxa Etíope.

O termo Rastafári vem das palavras RAS (título amárico de nobreza que pode ser traduzido como "príncipe" ou "cabeça"), e TAFARI ("da paz"), desta forma:


RASTAFARI = "Príncipe da Paz"


Por esta razão, Selassiê é o personagem mais importante para os Rastafáris, e as cores do movimento são o verde, dourado e vermelho, as três cores da Bandeira etíope (Você nunca havia se perguntado por que as cores dos rastafáris são diferentes das cores nacionais da Jamaica?)

Após a morte de Selassiê em 1975, os Rastafáris passaram a acreditar que isto é um engodo, e o imperador etíope permanece em animação suspensa, protegido em local sagrado, até seu retorno triunfal, que ocorrerá quando os rastafáris "libertarem" a Jamaica (só não consegui exatamente compreender o que isto significa)

Uma das pessoas que mais contribuíram para que o movimento Rastafári adquirisse força foi o ativista jamaicano Marcus Garvey. Apesar de não ser rastafári, ele foi um dos principais defensores do orgulho negro e volta às raízes africanas na primeira metade do século XX, bem como o fim da colonização no continente, numa filosofia bastante similar aos princípios básicos rastafáris.

Os 9 princípios básicos Rastafári

01 - Não alterar o corpo humano quanto a seu estado natural, como: cortar/escovar o cabelo, tatuagens, cortes, plásticas, etc...
Eis a explicação dos dreads e longos cabelos dos seguidores. Isto deixaria os seguidores mais parecidos com um dos símbolos do movimento: o Leão
Nota: Os rastafáris podem lavar os cabelos e o fazem, mas apenas com água, e não o escovam nem cortam.

02 - Amar a irmandade da humanidade

03 - Rejeitar qualquer tipo de alimento que não seja natural (enlatados, industrializados, conservados artificialmente), e também restringir o consumo de proteína animal. A maioria dos rastafáris são vegetarianos

04 - Não aceitar o ódio, inveja, traição e o engano

05 - Ser aderente apenas às leis da antiga Etiópia

06 - Não aprovar os prazeres da sociedade corrente e seus males
Os itens 05 e 06 explicam os motivos deles viverem sempre à margem das sociedades em que habitam

07 - Criar e espalhar uma nova ordem mundial de irmandade

08 - Aceitar apenas um Deus, Jah, respeitando todas as outras religiões

09 - Espalhar a fé, dando a mão a qualquer irmão que esteja em dificuldades. Priorizar os próprios Rastafáris, e depois qualquer outro ser humano, animal ou planta


O uso da Ganja (Maconha)

O uso da maconha, ou ganja, é permitido para fins de limpeza e purificação ritual, mas não são todos os rastafáris que a utilizam. Os que a utilizam sustentam seu uso através das escrituras do Genesis 1:29 "E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento."

Estima-se que hoje existam mais de 1 milhão de Rastafáris pelo mundo (Cerca de 10% da população da Jamaica se intitula Rastafári), mas é muito difícil precisar devido à característica de viver ao largo da sociedade . Um dos grandes difusores do movimento no mundo foi sem dúvida o cantor de Reggae jamaicano Bob Marley. Seus longos cabelos e atitudes chamaram a atenção do grande público para o Rastafarianismo.


Este post não tem o objetivo de defender ou denegrir o movimento Rastafári, e muito menos fazer qualquer juízo de valor a respeito. O motivo deste texto é acreditar que conseguiremos conviver muito melhor se entendermos as razões e preceitos que motivam certas atitudes de grupos diferentes do nosso.

Nossa meta deve ser sempre o respeito entre as etnias e crenças, sejam rastafáris, muçulmanos, católicos, budistas ou qualquer outra...


"While skin color is more important then the brightness of the eyes, there will always be war"
"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá Guerra"

Bob Marley

Read more: RIOBLOG

Nenhum comentário:

Mais Coisas Coisadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...