sexta-feira, 18 de março de 2011

Cerveja ou Chopp? Aprenda a Diferença




Cerveja e chopp atualmente são o sinônimos de divertimento, felicidade e mulheres. Para todos os efeitos, basta pedir uma loira pro cara do bar que a alegria estará garantida. A questão é, por qual nome chama-la: choppe a cerveja?

Primeiramente vamos esclarecer alguns mitos. De acordo com a sabedoria popular, aquela famosa barriguinha saliente de bebedor só aparece quando se toma choppe. Não para por aí, alguns dizem também que os ingredientes do choppe e da cerveja são diferentes, que o chopp é feito com água mineral e a cerveja não e muitas outras bobagens do gênero. Esqueçam, tudo isso é mito.

O choppe é uma palavra que vem do alemão Schoppen ou do francês chope e se refere a uma medida de "copo de meio litro". Apesar disso, no Brasil, a palavra ganhou outro significado e passou a denominar o tipo de cerveja sem pasteurização e servida sob pressão. Por isso, a principal verdade na diferença entre o choppe e a cerveja é o processo de pasteurização que a bebida vai sofrer ou não logo após ser envasada. Para aqueles que nunca foram muito chegado às aulas de ciência no colégio, vamos relembrar um pouco o que é a pasteurização.

A pasteurização é um processo desenvolvido pelo químico Louis Pauster e é empregado para garantir ao consumidor um produto seguro, isento de microrganismos que podem causar doenças ao homem. O processo basicamente consiste em se aquecer o alimento a uma determinada temperatura e por determinado tempo, de forma a eliminar os microrganismos presentes no alimento. Depois do aquecimento o produto sofre uma brusca queda de temperatura e deve ser selado e hermeticamente fechado para evitar assim uma nova contaminação.

Unidade de pasteurização da cerveja.
Embora o processo de pasteurização seja muito comum nos alimentos industrializados, principalmente para o leite e para a cerveja, a forma como ele é feito é um pouco diferente para cada um. No caso da cerveja, após o processo de fermentação, ela é levada ao recepiente (garrafa, barril, lata e etc) e nela é aquecida a uma temperatura muito alta e logo em seguida resfriada de forma muito rápida, causando um choque térmico, e assim neutralizando a ação dos fermentos (bactérias e microogranismos).

Quando a ação dos microoganismos e bactérias é neutralizada, não só a deterioração do alimento é interrompida como também é cessada a produção de gás carbônico, componente liberado no processo de fermentação realizado pelos microogranismos. Isto significa que a bebida agora poderá durar mais tempo no recepiente selado e também não correrá o risco de explodir o recepiente devido a expansão que a liberação do gás em grandes proporções causaria.

Por isso, quando dizemos que o choppe que não passa pelo processo de pasteurização, isto significa que sua vida útil é muito menor do que a cerveja e por isso deve ser consumido em menos tempo. Resumindo: o choppe é uma cerveja não pasteurizada, ou seja, "crua". Os microogarnismo presentes no chopp que você toma no bar continua fermentando. Mas para se ter uma idéia o barril de choppe de bar, com 50 litros, dura menos de dez dias quando fechado sob pressão e quando aberto deve-se consumir em até 24 horas.

Agora você deve estar pensando: "por que raios alguém prefere uma bebida com mais microorganismos e menor vida útil?". A resposta é simples: no sabor e na aparência. Não podemos esquecer que o choppe (cerveja não pasteurizada) foi inventado há cerca de 6 mil anos, no Egito, e a cerveja pasteurizada que conhecemos, apenas no século 19 com o advento da pasteurização. Além disso, diferente da cerveja, no choppe o gás não fica concentrado. Assim, o choppe é uma bebida que por ser mais fresca tem um sabor melhor e por ter menos gás dá a impressão de ser mais leve que a cerveja.

A cerveja sob pressão fica mais gelada e recebe adição de gás carbônico que melhora a aparência e o sabor

Aquela espuma chamada de colarinho é formada principalmente por partículas de gás carbônico e não é nenhuma frescura. A espuma preserva a temperatura e o sabor da bebida sem deixá-lo amarga. Aliás, se engana quem acha que o processo de extração (diretamente do recepiente ou sob pressão da serpentina) tem alguma coisa a ver com um ou outro tipo de cerveja. A cerveja não pasteurizada (chope) pode também ser servida diretamente dos tanques. Mas, quando servida sob pressão a bebida recebe uma quantidade externa de gás carbônico o que promove um melhor colarinho.

Nenhum comentário:

Mais Coisas Coisadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...