terça-feira, 29 de março de 2011

Cerveja Pilsen?


O tipo de cerveja mais famoso do mundo só poderia ter nascido no Coração da Europa.

Muitas pessoas acham que cerveja é sinômimo das cervejas "Pilsen". Não é por acaso, afinal esse é o tipo de cervejas mais consumidas no mundo. Este tipo de cerveja pode ser encontrado no mundo sobre vários nomes similares, entre eles "Pilsen", "Pilsner" ou simplesmente "Pils".
Qual a razão deste nome? O nome se deve ao local onde este tipo de cerveja começou a ser produzido: a cidade de Pilsen, na região da Boêmia, na República Tcheca bem no coração da Europa. A marca Pilsen, nunca foi registrada e, por isso, foi copiada no mundo inteiro. Estima-se que hoje, existam mais de 8 mil marcas de Pilsner e, a cada dia, surge uma nova, por ser o tipo de cerveja mais consumido no mundo.

República Checa em destaque.

Mas, afinal o que caracteriza uma cerveja do tipo "Pilsen"? Bem a grosso modo, podemos dizer que o universo das cervejas é divido em duas grandes famílias: as Lagers e as Ales. Essa divisão diz respeito mais à localização da fermentação do que ao sabor ou teor alcóolico. Basicamente as Lagers são cervejas produzidas pela fermentação em baixa tempertatura, por isso na parte de baixo do recepiente. As Ales, ao contrário, em temperaturas um pouco mais altas, por isso a fermentação acontece em uma parte superior.

Resumindo, a Pilsen é uma cerveja que divide espaço na família das Lagers. Assim como outras cerveja que estão nessa família ela é também produzida em baixas temperaturas. O que caracteriza a Pilsen é a sua reconhecida cor clara e dourada, teor alcoólico médio e leveza em comparação às cervejas do tipo Ale. A produção é à base apenas de cevada, sem acréscimo de outros grãos, como arroz e milho.

Os diversos tipos de Lagers. Destaque para a Pilsner e American Lager

Ao se espalhar pela Europa, esse estilo de se fazer cerveja sofreu algumas modificações. A pilsener original da República Tcheca passou a ser chamada de Bohemian Pilsener e uma modificação alemã ainda dentro do estilo, recebeu o nome de German Pilsener.

Quem entende do assunto concorda que as demais modificações que se espalharam pelo mundo usando este rótulo, por não atenderem a todos os critérios de uma Pilsener original compreendem um outro tipo: o American Lager.

Isto significa dizer que quase a totalidade das cervejas populares nacionais (Bohemia, Serra Malte, Brahma, Skol, Original, Nova Schin, Sol...) e algumas americanas (como a Budweiser) na verdade não representam o estilo Pilsen e sim o American Lager. Pode parecer frescura, mas fazer uma comparação dessas seria algo como dizer que um chocolate "Lacta" é um chocolate suíço.

Existem cervejas artesanais ou não no Brasil que são fiéis ao estilo, importando inclusive os ingredientes diretamente da região. Entre elas vale destacar: Colorado, Baden Baden, Falke Bier Pilsen e a catarinense Eisenbahn. Para quem estiver à procura de Pilsens originais, recomendo duas que conheço: a alemã König Pilsener e a austríaca Hopfenkönig.

Nenhum comentário:

Mais Coisas Coisadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...