quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dicas para você economizar no combustível


Há algumas formas simples e eficientes para se conseguir uma economia de combustível na hora de dirigir seu carro, que diminuirá seu consumo entre 10 a 15% e se assemelha a dirigir com segurança.

Dirigir devagar pode ser tedioso, mas além de seguro, gasta menos combustível. Acima de 80km/h, a resistência do ar aumenta necessitando mais potência do motor para que seu carro possa atingir a velocidade marcada no velocímetro. O consumo de quem anda a mais de 100km/h aumenta de 10 a 20%. Uma dica importante é fechar as janelas, teto solar e tudo o que possa segurar o carro quando se estiver em alta velocidade. Se você tem algum compromisso marcado, evite sair em cima da hora. Saia com antecedência para não ficar acelerando de forma desnecessária. Essa afobação não faz bem para o carro, para o bolso e nem para você.

O ar condicionado também tem grande influência no quesito consumo. Deixe-o ligado apenas nas horas de necessidades, por exemplo quando estiver em alta velocidade quando, de acordo com as regras, as janelas estarão fechadas, ou quando o calor estiver intenso etc..., porém é indispensável ligar uma vez ao mês, pelo menos, mesmo no inverno, para não gerar uma falha no compressor do ar condicionado.

O excesso de peso também compromete o uso de combustível. Quanto mais pesado estiver seu carro, mais ele irá necessitar de potência para locomover e nisso, vem queima excessiva de combustível.

Manter os pneus calibrados com a pressão recomendada é outro fator importante. A Goodyear afirma que o gasto de combustível aumenta em 10% caso os pneus estejam 20% menos inflados. O mesmo ocorre nas trocas de marchas, portanto é preferível fazer a troca quando o ponteiro atingir 3 mil RPM e após ser selecionada a última marcha, mantenha o conta giro nesse limite.

A manutenção preventiva deverá ser feita periodicamente para a checagem das peças (motor, pneus, amortecedores, velas e freios). No caso dos pneus, se eles estiverem desgastados, o consumo aumenta por conta da fricção gerada na estrada. Isso acontece, também, com as pastilhas de freio quando geram fricção com o próprio carro.

O uso do óleo certo também influencia de forma significativa, mas não use um óleo “fino” demais, para evitar prejuízos futuros. Para isso, consulte o manual do proprietário.

Nenhum comentário:

Mais Coisas Coisadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...