segunda-feira, 16 de maio de 2011

Bateria do Notebook

Antes de passar para as dicas, é importante entender sobre os tipos de baterias existentes.

1º – Níquel Cádmio (NiCad): Este é o tipo de bateria recarregável menos eficiente usado atualmente. Este tipo de bateria ainda equipa alguns notebooks novos particularmente os mais baratos, entretanto está entrando em desuso devido a sua baixa capacidade de armazenamento em relação aos modelos mais novos, utilizarem materiais muito poluentes e por sofrerem o efeito memória (conhecido por muitos como bateria viciada), irei falar mais sobre isso adiante.

2º – Níquel-Metal Hydride (NiMH): As baterias NiMH são mais eficientes que o primeiro modelo uma bateria NiMH consegue armazenar aproximadamente 30% mais carga que uma NiCad do mesmo tamanho. Estas baterias são menos poluentes e também não sofrem o efeito memória.

3º – Lítio Ion (Li-Ion): Estas atualmente são as baterias mais eficientes . Uma bateria Li-Ion armazena o dobro de energia que uma NiMH, e aproximadamente três vezes a energia armazenada por uma NiCad, este modelo também não sofre o efeito memória, o Lítio possui baixa densidade em relação aos outros materiais usados nos modelos acima, isto significa que com esta tecnologia é possível criar baterias mais leves e menores. Este tipo de bateria hoje é padrão não só em notebooks mais também smartphones, tablets, aparelhos GPS entre outros.

4º – Baterias inteligentes: Este tipo de bateria pode ser de qualquer modelo, Ni-Cad, NiMH ou Li-Ion. Elas incorporam circuitos inteligentes, que fazem comunicação com o carregador permitindo cargas- descargas mais eficientes, melhorando autonomia da bateria e de sua vida útil. Normalmente elas vem rotuladas como “Intelligent Battery” ou “Smart Battery”.

Efeito Memória

Este problema como citado acima só ocorre com as baterias fabricadas com Níquel-Cadmio é popularmente conhecido como efeito “Bateria Viciada. O que ocorre neste tipo de bateria é que as cargas não se misturam, isto significa que, se a bateria não estiver completamente carregada ou vazia, o carregador entende que a carga máxima a ser empregada deve ser, a carga total subtraindo o percentual que já está presente na bateria.Vou usar uma analogia interessante que encontrei no Clube do Hardware para explicar como isto ocorre: ” imagine um automóvel com tanque de 60 litros. Compare este tanque a uma bateria. Supondo que o tanque ainda possua 20 litros ou 20% da bateria e o utilizador resolva abastecer (recarregar), então, a bomba (carregador) irá injetar 40 litros ( ou o restante da carga que cabe na bateria). Com o passar do tempo a quantidade de carga que a bateria armazena vai diminuindo chegando muitas vezes a não mais armazenar carga alguma.

Vida útil da bateria

A vida útil de uma bateria é contada em ciclos de carga e descarga, um ciclo compreende uma carga total e o seu descarregamento. As baterias têm durações variadas, dependendo de modelo, fabricante, número de células entre outros, ficando ná média entre 500 e 800 ciclos , convertendo em tempo considerando um usuário normal ela deve durar entre 2 e 3 anos. Este tempo pode cair drasticamente para usuários que fazem uso intenso e cargas e descargas constantemente.

Cuidados a serem tomados com a bateria de seu notebook.

Caso seja uma bateria antiga (NiCad) é recomendável somente recarregar quando esta estiver próxima do fim em torno de 5% da sua carga total, não é recomendável deixa-lá esgotar e sempre dar cargas completas.

Para o caso das baterias de (NiCad) e as mais usadas atualmente (Li-Ion) o processo é um pouco diferente . Não é necessário e aliás nem recomendável deixar a bateria chegar ao limite mínimo para fazer a recarga, pelas minhas pesquisas apesar de ínumeras opiniões, algumas controversas, seria ideal recarregar a bateria quando esta atingir por volta de 20% da sua carga. E de tempos em tempos (a cada um ou dois meses) fazer uma descarga e recarga completa.

Outra dúvida que muitos tem é sobre utilizar o notebook com a bateria sempre conectado à tomada. Neste caso é importante lembrar que, a bateria ao chegar ao ponto máximo não irá causar sobrecarga, por este motivo em uso codidiano pode-se deixar a bateria conectada normalmente.

Aquecimento

Um dos principais problemas das baterias atuais além de quedas é o fato destas esquentarem bastante, então é recomendavel sempre usar o aparelho em locais ventilados, caso isto não seja possível evite colocar o portátil no colo, pois dificulta a ventilação do mesmo. Outro ponto importante é que algumas tarefas exigem mais da máquina que outras, por exemplo, edição de videos, exibição de dvds, games pesados, nestes casos o aparelho irá gerar mais calor que o habitual principalmente se tiver uma placa de video dedicada os chips gráficos geram bastante calor. Nestes casos se for fazer uso de aplicações pesadas que irão elevar a temperatura do notebook, sugiro retirar a bateria para evitar excesso de calor sobre a mesma.

Um acessório interessante são os coolers para notebooks como o da imagem logo abaixo, os melhores são os fabricados com alumínio que ajuda dissipar o calor e evita danos ao aparelho, alguns vem inclusive com portas usb extras e outras funcionalidades.

Caso você opte por remover a bateria do seu notebook é importante não guardar a bateria descarregada, isto pode diminuir sua vida útil ao longo do tempo, outra recomendação é fazer pelo menos 3 cargas e descargas completas por mês.


Resumo da ópera.

Baterias de Li-íon não causam efeito memória. (famoso vicio de bateria).

Nunca descarregue totalmente a bateria do notebook e nem guarde também com a carga zerada prefira guardar com pelo menos uns 40% da carga.

Sempre que possível opte por usar a corrente alternada (Notebook ligado na tomada)

Evite fazer cargas e descargas diariamente pois você estará diminuindo o número de ciclos de vida da mesma.

Caso haja queda de energia, retire o cabo e use a bateria, espere a energia estabilizar para voltar a plugar o cabo.

Faça pelo menos 3 a 4 cargas e descargas por mês.

Cuidado com os contatos tanto da bateria quando do portátil ao retirar e colocar a bateria.

Nenhum comentário:

Mais Coisas Coisadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...