domingo, 12 de junho de 2011

Arrancadas

Você, por acaso, imagina como a arrancada surgiu? Pois saiba que foi a partir de uma simples brincadeira de adolescentes norte-americanos. Leia abaixo a história e fique bem informado para receber, no próximo final de semana (11 e 12 de junho), a Terceira Etapa do Campeonato Paranaense de Arrancada, que acontece no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC).

Breve História

Depois da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) um grupo de jovens californianos, vidrados em velocidade, resolveu “brincar” de modificar carros. Com sucatas de ferro velho, eles transformavam seus veículos emmáquinas potentes. No inicio, era apenas diversão – coisa de adolescente. Com o tempo, a competição, que antes era restrita a poucas pessoas, passou a atrair jovens de todos os lugares.

Creighton Hunter, apaixonado por carros, era um dos jovens que participava das brincadeiras. Depois de fazer parte dos “pegas”, percebeu que não havia segurança suficiente e uma tragédia poderia acontecer. Resolveu, então, oficializar a corrida, criando a primeira associação para profissionais da arrancada. Hoje, ele é referencia na área. E a brincadeira, considerada na época um crime de trânsito, ganhou o gosto dos apaixonados por carrosde outros países.

Saiba o valor de todas as categorias do automobilismo brasileiro

Brasil

No Brasil, a primeira arrancada aconteceu em fevereiro de 1958, na capital paranaense, e foi chamada de Primeiro Quilômetro Parado de Curitiba. O vencedor da disputa foiAlbert “Totty”Glaser Júnior, que pilotou o carro de arrancada Semi Suicide Special, protótipo de Marcos Corção. Hoje “Totty” é dono da mais conceituada empresa de Hot Rods do Brasil.

A competição hoje continua basicamente como era no início. O piloto precisa percorrer a distância de ¼ de milha no menor tempo possível. Os competidores dos Estados Unidos são os mais “poderosos”, pois conseguem finalizar a prova em aproximadamente 4 segundos. No Brasil, uma referência no esporte é Alejandro Sanchez, que possui o melhor tempo em território nacional – 5s763 para 402 metros, conquistado em 2008 na pista do Velopark com seu Dragster.

Gostou da história? Então prepare-se, pois mais uma Etapa do Campeonato Paranaense de Arrancada, um dos eventos da agenda “Arrancada Curitiba 2011”, está chegando.


Nenhum comentário:

Mais Coisas Coisadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...