2.500 km com o equivalente a um litro de gasolina
Não é de hoje que a indústria automobilística vem tentando substituir os motores a gasolina por combustíveis não poluentes e renováveis. Entre eles, o hidrogênio, uma fonte de energia cujo único resíduo lançado na atmosfera é vapor de água.
Mas se de um lado o hidrogênio é toda essa maravilha ambiental, por outro há um grande entrave a ser enfrentado: a criação de uma infra-estrutura e, principalmente, boa vontade por parte do poder público e da iniciativa privada para que os veículos movidos a esse combustível sejam comercializados em grande escala e se tornem populares.
Já que não se vê muito esforço por parte da indústria e dos governos, o mesmo não se pode dizer do mundo acadêmico. Alunos do departamento de Engenharia da Universidade Cardenal Herrera de Valencia (CEU - UCH) desenvolveram um carro com motor a hidrogênio. Na verdade, um carro elétrico movido por uma bateria com células de hidrogênio.
Trata-se do IDEA CEU Car. Um protótipo capaz de fazer 2.534 quilômetros com o consumo de hidrogênio equivalente a um litro degasolina. Para tal proeza, a principal característica do carro é o seu motor elétrico: o hidrogênio comprimido combina com o ar atomosférico, gerando dessa forma eletricidade necessária para circular sem quaisquer emissões poluentes. Fonte: Ecolosfera_ES
Nenhum comentário:
Postar um comentário