A RAÇA ROTTWEILER
Origem: Alemanha
Aptidões particulares: Cão de companhia, polícia
Esperança de vida: 10 anos
Tamanho do macho: 61 – 68 cm. aprox.
Peso do macho: 45 – 54 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 56 – 63 cm. aprox.
Peso da fêmea: 42 – 50 kg aprox.
Padrão FCI: Número 147 – Grupo 2
História do Rottweiler segundo o Criador:
(feito á pedidos )Na era do Império Romano por volta de 74 D.C, suas legiões realizaram uma invasão ao sul da Alemanha; nesta incursão bem sucedida, tais legiões levavam cães que faziam importante trabalho de pastoreiro de gado, guarda de acampamentos e também de prisioneiros.
Eles surgiram em uma cidade conhecida pelos romanos como Arae Flaviae, importante pólo administrativo e social da época. Com o passar do tempo a cidade se desenvolveu, seus prédios foram cobertos por telhas artesanais vermelhas e por esta razão passou a ser denominada Rotwill, que quer dizer Vila Vermelha, mais tarde passou a ser chamada e conhecida por Rottweil.
Entre 250 e 260 D.C os conquistadores romanos foram expulsos por tribos locais que destruíram as edificações ali existentes.
Esquecidos, permaneceram alguns cães que treinados para defenderem suas casas até a morte, devem ter sucumbidos. Os sobreviventes foram envolvidos em atividades de criação de gados e apoio a outros serviços.
Rottweil prosperou, tornou-se um grande mercado atraindo boiadeiros, fazendeiros e comerciantes. Até este momento, a raça era conhecida pelo nome de MTZGERHUND. Eram utilizados para condução de gado e também para assegurar o retorno do dinheiro arrecadado com a venda do rebanho, já que nenhum lugar é mais seguro que a coleira deles; ninguém arriscaria mexer no pescoço dos valentes cães de guarda.
Por todos estes atributos, houve um crescente respeito pelos cães de açougueiro e os criadores locais começaram a cruzá-los seletivamente.
O nome Rottweiler foi atribuído para distingui-los de outros cães de seu tipo, porém considerados inferiores.
Nesta época o Rottweiler era útil para tracionar charretes e conduzir tambores de leite, continuando desta forma até 1800, quando a ferrovia assumiu o transporte de gado e de leite; e os cães foram substituídos por burros.
Em 1982, surge o primeiro registro de um Rotweiler sendo apresentado em uma exposição de cino-filia, em Heibronn. Com a perda da utilidade e popularidade, o Rotweiler decresceu ao ponto de no início do século quase chegar a extinção.
O interesse pelo Rottweiler voltou a acontecer no norte da Alemanha, ao invés do sul, de onde surgiram. Esse interesse veio por causa de suas virtudes, como o trabalho de polícia. O clube alemão do Rottweiler (ADRK), foi fundado em Heidelberg, em 13 de janeiro de 1907. O ADRK tounou-se vinculado a Associação Alemã de Cães Policiais, que incluiu a raça da relação das apropriadas para a realização do trabalho de cão policial.
Em 1921, foi criado o clube geral de Rottweiler (Allegemeiner Deustcher Rottwieler Klub – ADRK) que tinha como lema: “Criação de Rottweiler” e “Criação de cães de trabalho”.
A raça foi reconhecida pelo Kennel Club em 1930 e pelo Kennel Clu Grã- Bretanha em 1936.
Caracteristicas da raça
País de origem: Alemanha
Nome do cidade de origem: Rottweil
Utilização: tração, guarda e boiadeiro
Pelagem: média e longa
Cores: preto com marcação em castanho
Temperamento: pacífico e amigável
Relacionamento:
Difícil com outros cães
Com crianças são ótimos
Com os donos são excepcionais
Altura:
Macho – 63 a 64 cm
Fêmea – 60 a 61 cm
Peso:
Macho – 50 kg aproximadamente
Fêmea – 42 kg aproximadamente
Nenhum comentário:
Postar um comentário